quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Historia/defeniçao do betta Dragon

O desenvolvimento do betta cor metálico foi o catalisador de uma verdadeira febre"bling-bling" entre os entusiastas de bettas em todo o mundo.
Metálicos têm influenciado fortemente o hobby betta e abriu as portas para muitos criadores para desenvolver variedades novas cores e combinaçoes.
Seguindo o betta metálico que fez tal marca de destaque no nosso hobby, uma nova variante foi muito dificil de aprimorar o Dragon.
O aspecto único deste assim chamado "dragão" é caracterizado por uma espessa camada de cor prateada / branca sólida metálica que quase se assemelha a uma armadura. Os"Dragões" capturaram a imaginação dos criadores de bettas em todo o mundo, levando a uma "febre de dragão" tal nao foi o sucesso. Mas o que exatamente são "dragões"? De onde vieram? e eles são realmente diferentes dos nossos metálicos?

A origem do "dragão" betta
De acordo com Pichet (Interfish equipe criador - Tailândia), os primeiros "dragões" foram criados usando um "super" red plakat, um red/copper plakat e um Betta sp. mahachai . Com alguma dificuldade, o Betta mahachai foi cruzado com o plakat cobre vermelho com a intenção ofpreserving com traços mahachai na prole.
Em seguida, um macho jovem desta ninhada foi cruzado com uma femea super red plakat. O terceiro passo foi a mae fêmea super red cruza-la a um de seus filhos.
Embora a forma do corpo e caudas dos alevinos conseguidos nao foram muito bons (perfeitos) e alguns deles ainda mostraram malformações no corpo, mas nesta ninhada foram escolhidos os mais perfeitos e os dois primeiro dragoes nasceram!
Os primeiros "dragões" foram desenvolvidos por Mr. Tea. O "Dragão vermelho V1" e foram apresentados pela primeira vez ao público tailandês em dezembro de 2004 edição de uma revista chamada "Fish Fancy" pela equipe do criador Interfish.

Black Dragon 


Red Dragon


Orange Dragon 


Yellow Dragon


A camada brilhante iridescente do vermelho "dragon" V1 não cobriu completamente o corpo e foi o Sr. Somchat (Interfish criador da Tailândia) que a partir destes dragons ja conseguidos conseguiu melhorar a cor e caudas como podem verificar nas proxima foto.





Light Red Body 



Em 2005, os dragões foram mostrados na primeira Aquarama pelo criador Interfish tendo também introduzido pela primeira vez o "dragão" vermelho para o resto do mundo. Nesta fase, o peixe ainda tinha a cauda demasiado curta apesar de não levar para casa todos os prêmios, muitos criadores asiáticos ficaram impressionados pela sua aparência.

O Dragon "Tatu" ou "Armadillo" 
A equipe do criador Interfish foi incrível ao conseguir o "dragon" , e de seguida uma linhagem chamada de "tatu" foi feita nos Estados Unidos por Victoria Parnell-Stark de Bettysplendens.com.
A idéia inicial veio de um livro de WaltMaurus , em que ele incluiu uma fotografia de um betta muito original, que foi o resultado do cruzamento Betta splendens com bettas selvagens, como Betta imbellis.
Esta beleza foi chamada de "Neon" betta.



Determinada para reproduzir/seguir esta "anomalia", Victoria Parnell-Stark numa expediçao efectuada a Thailandia adquiriu bettas imbellis bem como Betta sp. mahachai e cruzou-os com este betta "neon"
Tenta cruzar o Betta sp. mahachai com o neon foi extremamente dificil pois o marachai revelou se muito temperamental, apos varias tentativas falhadas na reproduçao um abraço foi efectuado com sucesso e conseguiram-se alguns filhos muito interessantes, bettas altamente iridescentes e com mask começaram a aparecer.
A primeira geração teve bettas green / vermelho e multicoloridos, alguns com muito brilho iridescente nas escamas e nas guelras.
Cruzamentos seguintes aumentaram o efeito iridescence e full mask começaram a aparecer.
Em 2006, o primeiro dragon "Armadillo" ou "tatu"


foi colocado à venda.

Para terem noção como se chegou ao dragon tatu seguem umas fotos e repros entre eles

Betta splendens (wildtype) 


Betta imbellis (wildtype) 

Betta smaragdina (wildtype) 


Betta sp. mahachai (wildtype) 


Quando tomamos essas quatro (sub) espécies, teoricamente, os cruzamentos a seguir pode ser feitos
- Betta splendens x Betta imbellis
- Betta splendens x Betta smaragdina
- Betta splendens x Betta sp. mahachai
- Betta imbellis x Betta smaragdina
- Betta imbellis x Betta sp. mahachai
- Betta smaragdina x Betta sp. mahachai 

Genetica dos Dragon
O que os genes determinam o "dragão" fenótipo?
Podemos ver claramente que a aparência original do "dragão" afecta a camada iridescente. Até agora, vários genes afectam a camada iridescente, por exemplo as clasicas cores iridescentes azul aço (blbl), turquesa (BlBl) (bibi??nem vou comentar  ), e royal blue (Blbl), metálico ou amarelo refletindo [18 ] e gene iridescence thespread (Si) que é responsável pela densidade e aumento da distribuição da cor iridescente.

Em 2007, Joep van Esch de Bettaterritory.nl fez alguns cruzamentos exprimentais com "dragões" em sua fishroom a fim de aprender mais sobre o comportamento desta característica (ver pedigree abaixo). Depois de atravessar um "dragão" a um metálico regular (BT171007A) observou que todos os filhos tinham um fenótipo de cobre. Considerando o facto que um fenótipo de cobre (homozigoto metálicos de aço azul, blbl + +) pode ser obtida somente quando a prole obtém um blue stell(bl) Andone metálicos (+) alelo de cada progenitor [3], este resultado sugere traços que ambos podem jogar um papel importante na aparência original do fenótipo "dragão" .
Curiosamente, a escama metálica parecia mais grossa e sólida do que o observado em metalico normal. Esta característica também foi passada para a prole quando o heterozigoto "dragão" foi cruzado com um peixe metálico heterozigotos (BT271107). A prole resultante do cruzamento de duas sibblings heterozigotos metálicos (BT171007B) resultou numa prole sem homozigoto, heterozigoto e não-metálicos aparência única que foi observado antes.
Na proxima foto poderam ter uma melhor visualizaçao destas reproduções e proles
Pedigree "dragon" x metallic experiment by Joep van Esch



Para concluir
Embora o fenótipo dragon tenha sido introduzido no nosso hobby á cinco anos atrás, suas possibilidades parecem ilimitadas, combinaçoes de cores e novos padrões estão a ser continuamente desenvolvidas.
Mas ainda existem um monte de perguntas para serem respondidas. Ainda não está claro como devemos definir o verdadeiro "dragon". Mas acredito que no futuro este fenotipo ainda dara muito que falar...
Fonte: betta portugal
Tradução: Paulo quaresma

0 comentários:

Postar um comentário

tire suas duvidas aqui ON-LINE

Twitter Facebook Favorites More