Betta Pink Salamdenr

da minha criação

Betta

da minha criação.

Betta

da minha criação

Betta Crowntail Red Dark

da minha criação

Ninhada

.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

sifonador caseiro para betteiras

Passo 1: encontrar uma garrafa de plástico adequado que você possa aperta facilmente sem muito esforço (eu gosto de usar garrafas de água sanitarias aquelas mas elásticas e resistentes, mas você pode usar garrafas pet de refrigerante de meio litro a 1 litro).esta do exemplo e de água mineral.
Image


Passo 2: retirar os rótulos da garrafa e lavar bem por fora e dentro dela.

Passo 3: fazer um buraco na tampa da garrafa, grande o suficiente para caber um pedaço de tubo de ar ou mangueira de silicone ( eu uso aquelas de silicone que geralmente são usadas em bombas de oxigênio) . O tubo de ar deve ser suficientemente longo para chegar ao fundo dos tanques de seu betta sem ter de submergir a garrafa.

Image


Etapa 4: use silicone de aquário para colar a tubo de ar no lugar (no exterior e no interior da tampa) para dei-char bem lacrada a garrafa. É importante para evitar vazamentos de ar, pois qualquer fuga de ar ou de água irá reduzir drasticamente o desempenho.
Image


Passo 5: aguardar 24 horas para a cola de silicone secar.
Image


Passo 6: feche a tampa de volta na garrafa.
Image


Image


Passo 7: aperte o frasco para remover a maior parte do ar, e em seguida, colocar o tubo na água e ver como ele milagrosamente suga a sujeira / restos de comida / fezes do aquário!
Image
Image
Image


Passo 8: quando a garrafa fica cheia, tire  a tampa e jogue a água em suas plantas aqui eu faço isto elas adoram hehehe. 
Nota; eu fiz outro deste para usar em minhas artêmias recem eclodidas  para sifonar elas restando apenas as cascas dos ovos na artemeira.


Fonte: Betta territory

bettas splendens brancos

bettas splendens brancos
Em linhas gerais, existem dois grupos de brancos bem distintos: os opacos (WO = White Opaque), e os brilhantes (WP = White Platinum).
White Opaque
White Platinum
White Opaque
White Platinum
O que os diferencia é a quantidade de fator opaco (que tem um gene responsável por essa graduação) presente no genótipo do betta. O opaco nada mais é que um "empoeiramento branco acinzentado" sobre qualquer cor. Nos dá a impressão que se jogou talco sobre a cor do betta (inclusive nas das nadadeiras).
Dessa forma podemos ter vermelhos opacos, azuis opacos, amarelos opacos, etc, etc.
Esse gene é co-dominante, o que significa que ele atua de maneira gradual - desde zero, teoricamente, o branco platinum puro, que seria o branco fortemente brilhante, que apresenta um manto (ou camada) metálico por todo o corpo, até 100% de opaco, teoricamente, o branco opaco. Nesse intervalo você verá brancos, os mais diversos.
Voltando aos brancos - mas esse cuidado se aplica a qualquer cor - é se definir o que se deseja, e somente cruzar WP com WP e WO com WO, de tal modo, a não se ter "brancos" com pequenas falhas no manto brilhante, com escamas com pouco brilho, ou o inverso, o manto opaco com algumas escamas brilhantes. Isso não é o desejável.
Mas, qualquer que seja a sua opção, de tempos em tempos, deve-se cruzar o branco com Steel Blue, senão eles começarão a "cambojizar", ou seja, a perder a camada perolada (seja ela brilhante ou não) do corpo, e apresentar uma cor rosada e sem brilho (que é característico dos bettas cambojas - ou cambodia).
White tendendo aocamboja azulado claro
Outros detalhes:
  1. É desejável que as nadadeiras dos White (sejam eles platinum ou Opaque) não sejam transparentes. O melhor é quando elas apresentem "peso" nas nadadeiras, parecendo uma cortina perolada.
  2. Alguns brancos apresentam diferentes tons em seus perolados, podendo ser azulado, rosado, esverdeado, acinzentado ou furta-cor (uma mistura de todos eles).
O tom rosado pode ser causado pela "sujeira" avermelhada devido à ingestão de alimentos ricos em carotenóides (que forçam o tom avermelhado). Para os brancos deve-se evitar dar alimentos contendo esses elementos.
De qualquer modo, da mesma forma que não se deve misturar WP com WO, também deve-se evitar misturar "brancos" de diferente coloração do perolado.
O que atrapalha esse trabalho apurado é que os brancos só apresentarão as suas definições de perolado e/ou presença de impurezas sobre as nadadeiras quando forem grandes e mais velhos.
Como começamos a cruzar os bettas, mais ou menos, com 5 meses de idade (alguns ainda nem estão com sua plenitude de tamanho), muitos deles não apresentarão uma definição na cor do perolado, e muito menos ainda, a presença de "sujeiras" (manchas ou estrias) sobre as nadadeiras, coisa que só acontece mais tarde. Aí, já fizemos os cruzamentos e a gente quer se matar quando se constata mais tarde que se fez a escolha errada.
Na verdade, os "brancos" são azuis aços (ou Steel Blue) muito claros, empoeirados. Conforme falei no início, os azuis aços - podem apresentar brilho ou não.
Desse modo, se estiver apurando um WP, escolha um betta Steel Blue que apresente forte iridescência. Se estiver na linha do WO, escolha um Steel Blue sem iridescência. Mas, em quaisquer dos casos, os Steel Blue não deverão apresentar qualquer traço de vermelho.
Steel Blue c/ forte iridescência
Steel Blue s/ iridescência
Steel Blue c/ forte iridescência
Steel Blue s/ iridescência



Vitor Calil Chevitarese
vitorchevitarese@gmail.com
Aquarista hobbysta desde 1963, apaixonado pelo Betta e sua genética, com ênfase na disseminação da idéia de preservar, manter e aprimorar as linhagens existentes. Consultor do CEA - Centro de Estudos para Aquariofilia, para assuntos ligados aos Bettas splendens e membro da AQUORIO.

Alimentação e Manutenção Dos Alevinos De Betta...

Agora devemos nos preocupar com os alevinos. Ligue o aerador, regulando o fluxo de oxigênio deixando-o bem fraquinho, desta forma não irá criar correnteza no aquário que poderá gerar má formação nos Bettas.
Como são muito pequenos ainda, precisam de alimentos especiais. No quarto dia de vida, comece a dar infusórios ou paramecios. Com 1 semana de vida, comece a dar artêmias salinas recém eclodidas, ou mesmo ovos de artêmia sem casca (existe uma marca chamada Maramar que é muito fácil de ser usada, siga as instruções do fabricante). Vá ministrando as artêmias e microvermes alternadamente quantas vezes você puder durante o dia, mas nunca deixando restos no fundo. À medida que os alevinos forem crescendo, vá aumentando o tamanho das artêmias e comece a dar ração para alevinos da Tetra. A partir da terceira semana de vida, comece a fazer trocas parciais diárias de 20% do volume total de água do aquário e a cada dia suba a coluna de água em 1 centímetro. Por exemplo, se o seu aquário está com 10 cm de água, faça uma troca parcial de 20% e ao recolocar a água, suba para 11 cm. e assim por diante, até que o aquário esteja totalmente cheio. Com 1 mês de vida, comece a dar artêmias salinas maiores, enquitréias, bloodworms e a ração Tetra BettaMin bem esfarelada entre os dedos. Faça trocas parciais diárias de um terço do volume total do aquário, sempre sifonando com muito cuidado os dejetos, para que os alevinos não sejam sugados pela mangueirinha.

Paramecios cultivo
pra começa você deve adquiri uma cultura inicial ( eu tenho culturas de paramecios iniciais por 10,00 R$), adquirida a cultura prepare o local onde vai cultiva la pode ser qualquer recipiente de 2 litros ou mas, a agua deve ser sem cloro, coloque 3 gotas de leite liquido no recipiente e mexa bem, feito isto coloque os paramecios. a pois alguns dias eles terão se multiplicado de tão forma que formam nuvens brancas no recipiente  a cada 3 dias você deve colocar mas 3 gotas de leite ou quando a agua fica cristalina. é importante fazer varias culturas de paramecios e a pois uns 30 dias trocar a agua da cultura retirando um pouco da cultura pra coloca la novamente a pois limpa o recipiente.
                                         
                                                                   video de um paramecios
Microvermes:
Os microvermes da aveia são pequenos nematódeos de aproximadamente 3mm, que vivem em um meio pastoso de farinha de aveia e água, sendo que uma grande vantagem dessa cultura é que eles se alimentam dessa mistura que compõe o meio onde vivem.
Nome popular: Microvermes, vermes da aveia.
Nome científico: Panagrellus redivivus
Ótimo alimento para alevinos, os microvermes de aveia requerem pouca manutenção da cultura, são bastante prolíferos e iniciando-se com uma pequena cultura inicial, em poucos dias já poderá passar a alimentar os alevinos com os microvermes.
Como criar: Em um pequeno recipiente plástico adicione uma mistura pastosa de água e farinha de aveia, junto a essa mistura coloque uma cultura inicial de microvermes, após alguns dias os microvermes já estarão se reproduzindo abundantemente e ao subirem pelas paredes do recipiente poderão ser coletados para alimentação de alevinos. Para coleta pode-se usar uma lâmina raspando as paredes do recipiente onde está a cultura. Recomenda-se a troca do meio de cultura assim que este comece a escurecer, isso leva em média duas semanas, mas pode ter abreviado esse tempo em caso de regiões muito quentes, para fazer a mudança do meio de cultura, faça uma nova mistura, recolha um pouco de microverme para servirem como cultura inicial e proceda como na primeira cultura. O recipiente deve ser aberto pelo menos de dois em dois dias. O calor aumenta a produtividade das culturas.
Cultura no Pão 
  1. pegue uma fatia de pão integral ou comum  e borrife água sobre ela, sem ensopá-la;
  2. coloque o inóculo de microvermes sobre a fatia de pão molhada; e
  3. acomode esta fatia num pote com tampa e depois recubra-o com um plástico preto.
Em poucos dias sua cultura estará em condições de permitir coletas. Faça uso de um pincel com cerdas macias para promovê-las, seguindo as mesmas orientações apresentadas para o cultivo tradicional. Este método oferece a vantagem de não precisar fazer aerações constantes na cultura, para eliminação dos gases.



cultura de infusórios
Você vai precisar de:
  1. 1 pote de vidro de boca larga, de preferência;

  2. água descansada e sem cloro suficiente para colocar neste vidro;
  3. 1 folha de alface (murcha) - opções chicória ou almeirão;
  4. leite em pó (uma pitada pequena);
  5. meia de nylon feminina para tampar o vidro (pedaço de meia velha);
  6. elástico de costura para prender a meia à boca do vidro.

Como fazer:
  1. Pegue uma folha limpa de alface e deixe murchar à sombra por 24hs;
  2. Coloque esta folha murcha na água descansada e sem cloro que vc separou num vidro (de preferência de boca larga, para facilitar a coleta);
  3. Coloque um pequena pitada e leite em pó (servirá de alimento para os micro organismos);
  4. Feche este pote com a meia de nylon feminina, para evitar moscas e pernilongos.
    Faça vários vidros, com diferença de uns 3 dias entre um começo de cultura e outro, para que não falte alimento para os alevinos, se o volume de filhotes for muito grande.

    Coleta e Oferta:
    Dentro de 1 ou 2 dias (+/-) a água ficará bem turva - sinal de que está repleta de micro organismos para você fornecer aos peixes. Eles vivem a custa de matéria orgânica, que é ingerida constantemente, pois sua multiplicação é realizada muito rapidamente, e em questão de horas sua população cresce muito. A cada 24 horas pode-se realizar colheitas, com milhares de seres.
    Reponha a água que vc tirou e se necessário inclua outra(s) folha(s) murcha(s) e outra pequena pitada de leite em pó, se a anterior já estiver bem decomposta. Renove a cultura no máximo 15 dias depois, pq começa a cheirar muito mal.
    Você pode coletar o infusório com uma seringa ou um conta-gotas para colocar no aquário dos alevinos. Pequenas quantidades em vários pontos do aquário, várias vezes ao dia.

Patê de Gordon : super alimento

Esse super alimento ficou conhecido no mundo inteiro porque foi apresentado por Myron Gordon, naturalista americano responsável pelo laboratório de genética do aquário de New York.
O patê consiste numa composição nutricional que vem atender às necessidades básicas de qualquer peixe ornamental criado e desenvolvido em cativeiro
Qualquer pessoa é capaz de produzi-lo, é uma verdadeira receita de bolo .... desde que queira se sentir independente e ter em mente que a boa alimentação é essencial para seus peixes.
Dependendo da quantidade de peixes a alimentar, você poderá fazer a quantidade tal que possa suprir durante um ou dois meses a criação, uma vez que pode ficar neste período de tempo em um congelador.
Ingredientes:
100 g de coração de boi;
100 g de fígado de boi;
100 g de coração de galinha;
4 cenouras com casca;
4 batatas inglesas com casca;
10 folhas de espinafre;
2 ovos crus ( gema e clara );
1 pacote de gelatina;
2 colheres de sopa de Neston;
2 colheres de sopa de Farinha Láctea;
1 colher de sopa de farinha de peixe;
1 colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau;
1 colher de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de sal;
Modo de preparar:
Limpa-se o fígado e os corações de todas as impurezas ( gordura e nervuras ), cortando em pequenos pedaços, leve ao fogo para uma leve fervura de 10 minutos juntamente com os legumes, e após a fervura, liquidifique e passe em uma peneira para retirar os grandes pedaços, deixando a mistura bastante homogênea; logo após leve-a ao fogo novamente, só que desta vez em banho maria por 25 minutos, ou até secar a água existente e tornar um amassa com consistência de patê.
Após esta fase, introduza as outros ingredientes ( Farinha Láctea, de peixe, Neston, óleo de fígado, sal e açúcar e os ovos) e um pacote de gelatina, que pode ser com ou sem sabor. A gelatina é o elemento aglutinante, o qual não deixará a mistura se desfazer em contato com a água.
Procure misturar tudo muito bem e deixe esfriar para colocar em potes individuais e guardar no congelador.
No caso de não ter um dos ingredientes acima especificados, não faz mal, o que não pode deixar faltar é a gelatina, podendo ser substituída por ágar-ágar ou carboxi-metil-celulose. Não precisa ser um mestre cuca para fazer essa receita simples e rápida.
Imagem dos ingredientes:

figado de boi

batata inglesa

cenoura

coração de boi

coração de galinha

espinafre

ovo

gelatina

neston

farinha lactea

farinha de peixe

óleo de figado de bacalhau 

açucar

sal

tire suas duvidas aqui ON-LINE

Twitter Facebook Favorites More